Enquanto as águas do Mediterrâneo banham suas margens, o interior de Marselha inspira uma cena multicultural e efervescente. Explore os laços simbólicos que fizeram a Chanel eleger a cidade para desfilar sua coleção Cruise 2024/2025.
Foto: Jamie Hawkesworth
A MODA EM MARSELHA
Durante o século XVIII, mercadorias da Ásia e da Índia desembarcavam no porto de Marselha. Mulheres locais, longe das passarelas, transformavam tecidos em peças de vestuário únicas e extraordinárias: assim, nasce o estilo conhecido como 'à Marseille'.
Estes looks, além de influenciarem Paris, encantaram a alta sociedade. Tamanha era a originalidade que Rose Bertin, ministra da moda de Maria Antonieta, foi enviada pessoalmente à cidade para testemunhar este movimento.
Foto: Getty Images
MAISON CHANEL E A CIDADE
Os vínculos entre Chanel e Marselha são de longa data. Em 1989, a cidade recebeu uma exposição com 24 peças da coleção pessoal de Mademoiselle Chanel, organizada por Maryline Bellieud-Vigouroux.
A mostra, nomeada pelo próprio Karl Lagerfeld como "Chanel: Passado e Presente", desempenhou um papel crucial na consolidação de um museu de moda na região, o Maison Mode Méditerranée.
Fotos: Karl Lagerfeld
"Então, foi muito importante para mim iniciar essa cultura com a maison Chanel e, 38 anos depois, ter a mesma cumplicidade. Fazemos muito para ajudar a moda em Marselha." – Maryline Bellieud-Vigouroux, presidente do Fundo de Doação da Maison Mode Méditer
ARTE SOB O MAR MEDITERRÂNEO
Em sintonia com o desfile Cruise da maison, a La Galerie du 19M Marseille chega no Fort Saint-Jean. O Le 19M – projeto baseado em Paris e liderado pela Chanel – apresenta uma proposta de exposições, encontros e descobertas em Marselha.
A galeria, temporária e gratuita, é um espaço de diálogos e expressão entre as artes e o cenário artístico da cidade e está aberta ao público entre os dias 3 e 26 de maio.
Foto: Jamie Hawkesworth
LUZ E SOMBRA
Com uma média de 2858 horas de sol por ano, Marselha brilha como uma das cidades mais ensolaradas da França.
O clima propício a torna um local ideal para a arquitetura de Le Corbusier, célebre por sua habilidade em manipular a geometria dos edifícios para realçar o jogo natural de luz e sombra presente em suas criações – não é à toa que o La Cité Radieuse foi escolhido como o palco para a apresentação da coleção Cruise 2024/2025 da maison.
Foto: Jamie Hawkesworth