01 Marcus Contin: o maestro do luxo no Sul

Marcus Contin: o maestro do luxo no Sul

Lifestyle

Referência em relações públicas no Sul do país, o empresário fala sobre as mudanças na indústria e compartilha momentos da sua carreira

"Falamos exatamente sobre isso ontem, não foi?", me escreveu Marcus Contin, referindo-se a uma entrevista da System Magazine, publicada no último 13 de março, a qual abordou as mudanças recentes na indústria de relações públicas. O assunto foi uma das pautas da nossa conversa: a função do PR hoje não se limita a mandar toneladas de press releases à imprensa. Agora, mais do que nunca, é preciso performar em uma integração completa entre marketing, comunicação e relacionamento.

 

Contin é a prova disso no Brasil. Há 24 anos, comanda a MCOMM, sua própria agência de comunicação, em Curitiba, no Paraná. Desde a fundação da empresa percebia as reviravoltas do mercado e foi pioneiro na atuação de comunicação integrada. "O trabalho de PR é um conjunto de itens, mais amplo do que o de assessoria de imprensa. Na verdade, você cuida da imagem do cliente, e acredita que ele tem que se conectar com pessoas para possibilitar negócios, parcerias, cross-branding e eventos", pontua.

 

Da moda a instituições educacionais, Contin sempre se preocupou em inovar o formato de serviços. Ele relata que em 2020, durante a pandemia, a MCOMM ganhou certa liderança no mercado no Sul. Por meio de envio de seedings estratégicos para a casa de potenciais clientes, unindo a experiência física e digital de consumo, foi uma virada de chave para a empresa durante o período de quarentena. Cases vieram em seguida. "A divulgação aconteceu, a venda continuou, só que um outro formato. Nos adaptamos de forma rápida, dinâmica e criativa."

 

Foi ele também quem apresentou o luxo para a capital paraense. Quando marcas internacionais planejavam abrir as portas no Sul do país, Contin recebeu o convite para atuar nos eventos de inauguração no Shopping Pátio Batel, em 2013. Na sua lista de clientes, entraram Louis Vuitton, Tiffany & Co, Valentino e Prada.

 

Como PR de luxo, Contin era – e ainda é – o maestro: entre mailings e canapés milimetricamente cortados e servidos nos eventos que orquestra, é ele quem dá o tom de como essas marcas se apresentam para o público de Curitiba. "Foi uma prova de fogo, mas [tais experiências] me trouxeram um olhar estratégico por meio de um controle de qualidade. São pontas amarradas dentro de um plano de comunicação muito bem cuidado, em inglês ou francês, a depender da marca", detalha.

 

"No trabalho de PR, você cuida da imagem do cliente, e acredita que ele tem que se conectar com pessoas para possibilitar negócios"

Comunicador nato, Contin nasceu em Brasília, em 1974. Filho de pai curitibano e mãe maranhense, em 1987, aos 13 anos de idade, mudou-se com a família para a capital do Paraná, onde descobriu-se como profissional de comunicação uma década depois. Formado em jornalismo em 1999, começou a carreira como repórter no caderno de lifestyle da Gazeta do Povo. Viu as semanas de moda nascerem no Brasil, como Phytoervas Fashion (atual São Paulo Fashion Week) e o Crystal Fashion, a semana de moda de Curitiba, onde comandou o serviço de relações públicas por dez anos. Como empresário, mantém o mesmo endereço comercial no bairro do Batel, porém a sala da MCOMM hoje é o triplo do tamanho. Apesar de a empresa ter crescido, Marcus prefere manter o time enxuto: são nove funcionários para a gestão de 20 marcas e clientes.

 

Pergunto se há algum segredo para uma maestria de sucesso. "[Além de] ética e humildade, você tem que ter um nível de conhecimento intelectual e profissional. E até de infraestrutura adequada para poder atender [as marcas de luxo]. Se um cliente me pede 10, eu entrego 12. Procuro fazer um pouco mais a cada dia."

  • Marcus Contin: o maestro do luxo no Sul Marcus Contin: o maestro do luxo no Sul

Foto: Daniel Katz