Que fique claro: não há nada na formulação de uma fragrância que defina os limites entre o que é masculino e feminino. Assim como acontece com frequência na moda, a fronteira que separa gêneros parte de uma construção social que, segundo Dênis Pagani, especialista e consultor em fragrâncias à frente do site 1nariz, é relativamente recente em nossa história. “Se nos voltássemos para o berço da perfumaria – o período em que matérias-primas eram queimadas para produzir unguentos e bálsamos, no intuito de estabelecer uma ligação terreno-divino com deuses e deusas –, não havia distinção nenhuma.” Não deveria ser novidade, portanto, a onda crescente de lançamentos autoproclamados genderless.
Mas o fator of-the-moment não é onde reside a relevância dos frascos que você vê aqui. Perfumes, como se sabe, são acessórios invisíveis e fiéis que jamais devem ser subestimados. Capazes de atravessar intempéries mantendo-se como assinatura olfativa pessoal, eles desconhecem tendências. Não se trata de moda, mas de permanência. O maior trunfo das novas fragrâncias unissex talvez resida no fato de que elas são feitas para agradar perfis distintos – e, justamente por isso, precisam resultar, criativamente e tecnicamente, em algo absolutamente extraordinário.
É esse o caso do recém-lançado New Look, da Dior. Nomeada em homenagem à silhueta histórica introduzida pela maison na moda, a fragrância é a mais nova a integrar o portfólio da linha La Collection Privée. “O público não tem ideia de quanto cuidado e preocupação estão envolvidos na busca de um perfume. Atualmente, é uma ocupação que absorve me muito, me sinto tanto um perfumista quanto um couturier” já escrevia Monsieur Christian Dior em 1957, dez anos após a chegada do primeiro perfume da marca. Com assinatura do diretor criativo de perfumaria Francis Kurkdjian, New Look retoma o diálogo entre perfumes e roupas na grife francesa. “Para atingir este objetivo, combinei matérias-primas que apresentam múltiplas facetas frescas, efusivas, flexíveis e sensuais. Criei uma composição que homenageia a beleza de uma fragrância âmbar reinventada através de notas audaciosas”, explica o perfumista.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.