22 Wellness Travel: quatro destinos para a nova tendência

Wellness Travel: quatro destinos para a nova tendência

Lifestyle

Tendência responsável pelo boom de spas médicos ao redor do globo, o wellness travel vem abrindo uma nova rota internacional de bem-estar. Mais do que receber massagem, a ideia é cuidar da saúde. Profundamente. Conheça quatro destinos que são referência no assunto.

Lanserhof Sylt, Alemanha

Se a longevidade nunca esteve tão presente em nosso vocabulário, integra há mais de 35 anos o leitmotiv do Lanserhof, um grupo de health resorts que acaba de inaugurar a sua mais nova unidade no alto de Sylt, uma ilha localizada na região norte da Alemanha. Por lá, o termo “pró-aging” substitui o enrugado “anti-aging”. Com dunas de areia branca e fina, o destino conhecido como “os Hamptons” do país passa agora a atrair um público interessado em healing e prevenção através de um olhar particular. No complexo de formas orgânicas, com assinatura do premiado arquiteto Christoph Ingenhoven, um grupo de profissionais de especialidades diversas combina naturopatia com práticas modernas da medicina. “Tudo para adicionar o máximo de anos saudáveis à vida dos hóspedes”, conta Jan Stritzke, diretor médico do Lanserhof Sylt. A localização à beira-mar e longe da vida urbana também tem um papel importante, já que a pureza do ar, rico em sal, oxigênio e iodo, adiciona benefícios ao sistema respiratório, além de melhorar o metabolismo e a pele. “Uma estadia aqui dá ao hóspede a oportunidade de fazer um check-up dos pés à cabeça. A cura, para o Lanserhof, significa tirar um momento e dar férias para corpo, mente e espírito”, completa Stritzke.

lanserhof.com

 

Palazzo Fiuggi, Itália

Não há nada no Palazzo Fiuggi que remeta à autoindulgência antiquada dos spas tradicionais da Europa – do passado, resta apenas o prédio, uma construção de estilo Art Nouveau inaugurada em 1913. O endereço era, originalmente, um exclusivo hotel, o primeiro do continente a ostentar uma piscina. Por lá, já circularam da atriz Ingrid Bergman ao antigo rei da Itália, Vittorio Emanuelle III. Entre os que fizeram check-in recentemente, já na versão wellness medical retreat, Oprah engrossa a lista. Concebido por Lorenzo Gianuzzi, o projeto tem na geografia uma das suas razões de ser: é na pequena comuna italiana de Fiuggi que nasce, de fontes naturais, a famosa acqua di Fiuggi, cujas propriedades benéficas à saúde são festejadas desde o século XIV – a palavra spa, afinal, tem origem no termo salus per aquam (em português, “saúde pela água”). Também por esse motivo, há uma atenção especial ao assunto no menu de tratamentos: termas em estilo romano, banhos turcos e três piscinas de thalassoterapia (com água-marinha) compõem o complexo aquático, com terapias anti-inflamatórias e desintoxicantes. “A verdadeira saúde não é somente a ausência de doenças, mas um estado positivo de bem-estar que leva ao funcionamento pleno de cada indivíduo”, ensina David Della Morte Canosci, diretor médico e científico do spa. “O olhar holístico nos diz que corpo e mente estão integrados, são inseparáveis. ‘Holismo’ vem do grego ‘holos’ – o todo”, completa. Outro importante ponto positivo do local é o cardápio, elaborado pelo chef Heinz Beck, com três estrelas Michelin.

palazzofiuggi.com

  • O brasileiro já resgatou 93% do interesse por viagens com o fim da pandemia, de acordo com o Google. O novo viajante agora olha para os destinos de wellness, como o LANSERHOF SYLT, na Alemanha.

    O brasileiro já resgatou 93% do interesse por viagens com o fim da pandemia, de acordo com o Google. O novo viajante agora olha para os destinos de wellness, como o LANSERHOF SYLT, na Alemanha. O brasileiro já resgatou 93% do interesse por viagens com o fim da pandemia, de acordo com o Google. O novo viajante agora olha para os destinos de wellness, como o LANSERHOF SYLT, na Alemanha.

Foto: Cortesia de Lanserhof Sylt

Kurotel, Brasil

Além de tudo o que se pode esperar de um spa – circuito de banhos terapêuticos, aparelhos de ginástica e gastronomia sofisticada –, a movimentação de profissionais com jalecos brancos chama a atenção no Kurotel. “Nenhuma área da medicina ou do bem-estar é completa isolada- mente. Somos seres complexos, precisamos ser observados sob um ponto de vista global”, diz a diretora médica Mariela Silveira, da segunda geração da família que fundou, em 1971, o pioneiro método Kur. Localizado em Gramado (RS), o spa médico lança mão do conhecimento genético para o diagnóstico e a implementação dos tratamentos. “A beleza da genética, na minha opinião, é a possibilidade de entender o que funciona melhor para cada indivíduo e, a partir disso, estabelecer novas dinâmicas para a saúde preventiva e longevidade. Com o aumento da expectativa de vida, não estamos apenas falando sobre viver mais, mas sobre viver melhor”, explica ela, que afirma que até 17% do processo de envelhecimento é influenciado pelo estilo de vida. Inclua aí a nutrição, um dos pontos examinados pelo teste iGenesis, que aborda a relação entre genética e alimentação. Por meio dele, é possível personalizar a dieta, definindo a quantidade ideal de proteínas, carboidratos e gorduras; analisar o metabolismo de vitaminas; e descobrir sensibilidades e intolerâncias, além de entender a capacidade do organismo para eliminar substâncias tóxicas. Mas, como prega o método, não é só na hora das refeições que se define um lifestyle – o alívio do stress, a prática de exercícios físicos e até mesmo a psicologia integram o menu de terapias do Kur, que promete novidades relacionadas aos transtornos do sono para o próximo semestre.

kurotel.com.br

 

MayrLife Altaussee, Áustria

Muito antes do termo gut health se tornar hashtag ou trending topic, a importância do intestino para a saúde já era objeto de estudo de Franz Xaver Mayr. O médico austríaco foi o primeiro a defender que a cura dos males que afligem o homem moderno (sejam eles mentais ou físicos) pode ser encontrada no trato digestivo— mais especifica- mente, no órgão que é considerado o nosso segundo cérebro. Pois é baseado em seu método de diagnóstico e tratamento que opera o MayrLife (nome cunhado em julho deste ano, após um update no local, que funcionava antes sob o nome VivaMayr). Fincado à beira do lago Altaussee, com vista para os Alpes da Áustria, o resort médico propõe programas customizados que têm todos o mesmo fio condutor: a desintoxicação do intestino para restaurar a capacidade natural de regeneração do corpo. Unindo a medicina ocidental (não estranhe se, na chegada, for solicitado um exame de sangue) a dinâmicas exclusivas (do menu ao ritmo de mastigação, a alimentação é pensada nos mínimos detalhes por ali), o local atrai hóspedes de todo o mundo em busca de um reset no organismo. Para garantir que a mudança seja profunda e duradoura, o resort oferece ainda um programa de acompanhamento remoto após o momento do check-out – eis um souvenir que vale a pena levar para casa após as férias.

mayrlife.com

  • Se a sua ideia de tirar férias consiste em voltar para casa melhor do que saiu, considere viajar para um wellness retreat, categoria que promete crescer em 2023

    Se a sua ideia de tirar férias consiste em voltar para casa melhor do que saiu, considere viajar para um wellness retreat, categoria que promete crescer em 2023 Se a sua ideia de tirar férias consiste em voltar para casa melhor do que saiu, considere viajar para um wellness retreat, categoria que promete crescer em 2023

Foto: Cortesia de Lanserhof Sylt